domingo, 17 de fevereiro de 2008

Continuando...

... e comentavam o ganho de volume, principalmente no alto da cabeça. Comentei com dois ou três (que estavam com perda de cabelo tb) sobre a finasterida. Se interessaram. Quando comentei sobre a disfunção erétil e perda da libido, entortaram o nariz e falaram basicamente "testa mais um pouco então e me conta se vc ficou broxa" =P.

Mesmo tendo os (aparentemente) bons resultados com a finasterida eu ainda não tinha a comprovação científica da melhora. Contagem de fios, verificação do aumento do calibre ou seja lá quais métodos para atestar a eficácia do remédio. Ressalto que eu usei o Propecia, da Merck. Na época eu até pesquisei pela opção de genérico. Mas, para experiência, preferi usar o medicamento do laboratório que pesquisou e desenvolveu.

Bom, eu tinha a experiência com resultados não comprováveis. Fiquei cerca de 8 meses sem tomar o remédio e hoje, tenho uma entrada do lado esquerdo que quase chega no calcanhar =P. Enriquecido pelo meu décimo terceiro e incentivado pelas queimaduras de sol no meu cucuruto após uma ida à praia, resolvi investir o preço da consulta da Dra Denise. Marquei (uns 20 dias de antecedência) e no dia 11/Fev compareci na hora marcada.

A consulta: Após alguns minutos de espera, fui chamado por uma médica (acho, tava de jaleco =P) que me fez um questionário preliminar. Histórico de doenças, se eu tomo remédio, doenças crônicas etc. Voltei pra sala de espera, mudei de canal e aguardei. Logo a Dra Denise me chamou. Nos apresentamos e eu expliquei a história da minha careca. Fomos para outra sala e ela então mostrou, num aparelho que amplia as imagens e mostra num monitor, meu couro cabeludo e os cabelos. Muito legal. Na nuca e nos lados da cabeça, os fios são grossos e, de cada ponto, saem 3 a 5 fios. No alto da cabeça, os fios se alternam entre normais (grossos) e enfraquecidos (fininhos, como de bebê).

Ela sentou-se, me encarou e me explicou: minha queda de cabelo não deve ser por anemia, nem stress, nem oleosidade: é calvície mesmo. Chamada Alopecia Androgenética (AAG) caracteriza-se por aspectos genetico/hormonais. Um hormônio chamado DHT, se liga ao folículo piloso (raiz do cabelo) e o induz a se atrofiar e, com o tempo, morrer. Todo mundo tem DHT no organismo e a maioria das pessoas têm cabelo na cabeça. Apenas uma porcentagem da população tem a "felicidade" de ter a AAG. Pela gravidade com que ela me explicou, pensei: blz. vamo esperar cair tudo. Ela então me explicou sobre a finasterida. Disse também que recomenda o Propecia da Merck. A finasterida não vai fazer brotar cabelos na minha cabeça, apenas vai impedir a atrofia dos fios remanescentes que ainda são recuperáveis. Em 6 meses, a finasterida vai diminuir a queda. Após este tempo, haverá recuperação destes fios (principalmente no calibre). Para incentivar o nascimento de novos fios, ela me recomendou usar minoxidil. Ao contrário do Propecia (um comprimido por dia), o minoxidil precisa ser aplicado duas vezes por dia, não tem dosagem exata (vc deve "umedecer" a área e massagear) e eu não tenho essa disciplina toda. Falei pra ela que eu não ia usar nenhum tópico. Só a Finasterida.

Me senti muito pobre. =P. Médico de gente rica conversa com você por horas. A Dra também me examinou umas pintas (inofensivas) e, me receitou, além dos remédios relacionados à AAG, filtro solar, sabonete esfoliante =P, coisas de metrosexual.

A receita completa:
Uso oral:
1> Propecia 1mg
Tomar 1 cp por dia (6 meses) após refeição;
(Propecia... dã)
2> Pantogar
Tomar 02 cápsulas por dia (6 meses);
(composto vitamínico)

Uso externo:
1> Kerium intensive
Alternar com Cetoconazol e Shampoo neutro p/ lavar o cabelo
(Shampoo)
2> Differin gel
Usar à noite no rosto
(Ainda não abri o frasco... deve ser algum creme de beleza =P)
3> Ionax scrub
Usar para lavar o rosto
(Sabonete com esfoliante... pra eu usar durante o banho)
4> Hidrafase Ligere
Usar durante o dia no rosto
(hidratante/filtro solar)

Comprei todos estes unguentos e vou começar a usá-los, todos, assim que eu comprar o Propecia.

Comprar o Propecia é que está difícil... Não acho em lugar nenhum (antes eu comprava por telefone na Ultrafarma). A aventura de comprar o Propecia eu comento no próximo post.

Nenhum comentário: